terça-feira, 29 de julho de 2008

PUGNA TAGI

E assim terminou a grande actividade PUGNA TAGI...

Foram 5 dias de muita aventura, imprevistos, dores, alegria, mas acima de tudo, de muito espírito e convívio.

No dia em que chegámos, estivemos com os idosos do centro de dia, onde houve tempo para lanchar, fazer umas animações para eles e jogar à sueca, ou melhor, levar uma valente abada, sim porque os exploradores não tiveram hipótese com os veteranos...


No segundo dia, é que começou a verdadeira aventura, ou melhor dizendo alguns pezinhos não ficaram lá em muito bom estado, mas depois de andarem muitos quilómetros e de superarem muitas provas, lá chegaram todos ao fim...Uns mais cansados que outros.Com os fuzileiros já à nossa espera, lá nos deram uma boleia até à ilha onde íamos dormir.

No terceiro dia, quando pensavam que o pior já tinha passado, enganaram-se...Já que os pés estavam cansados do dia anterior, foi a vez de cansarem os braços..Remaram, remaram, remaram, mas quando era suposto continuar a remar do lado de lá da barragem, a viatura dos fuzileiros, decidiu embirrar e avariou-se...e lá ficamos a dormir perto da barragem, na esperança que no dia seguinte fosse possível prosseguir.

No quarto dia, já com os botes ao pé de nós e preparados para navegar, as comportas da barragem nunca mais abriam, e já estávamos a ver, que agora que tínhamos botes, não havia água, até que finalmente a dita decidiu funcionar, e já com o rio com caudal suficiente, navegamos até ao castelo de Almourol.
Depois de mais um objectivo alcançado, almoçámos com aquela vista fantástica, e à tarde fomos até à escola de páraquedistas, fazer algumas actividades como rappel, escalada e slide.
Nesse dia, houve ainda espaço para o Fogo de Conselho, onde as Tripulações apresentaram as suas peças, e os seus trajes. No dia seguinte, sendo o último dia da actividade, depois de estarmos todos em constância, houve ainda tempo para dar uns mergulhos no Rio Zêzere, fazermos caldeirada de peixe para o almoço,típica daquela zona e para terminar um jogo de Brutus.

Na chegada aos Bombeiros de Odivelas, onde os elementos do Grupo 11, se despediram do 19, foi anunciada a Tripulação vencedora da Actividade, a CHIVA. Aproveitou-se também a altura para entregar a todos os participantes o distintivo da Actividade.

CHIVA


Luísa Ferreira
Escoteira Chefe da Tribo de Exploradores

11 comentários:

Anónimo disse...

A actividade em si foi muito fixe...e a portunidade de podermos estar e conviver com outro grupo é muito fixe.
O post está muito bacano depois quero saber quem e que tem as fotos para me enviar.

Canhota Filipe

Anónimo disse...

Pois é, Senhoras e Senhores, a qualidade destas (grandes) actividades desenvolvidas pelo nosso Grupo é, de facto, muito boa.
Efectivamente, o trabalho desenvolvido pela Vossa Chefia é de facto notável. O escotismo que praticamos é, neste momento, de excelência.

Obrigado ao Grupo 19 pela possibilidade que nos ofereceu de uma actividade conjunta.

Quanto à Tribo de Exploradores, parabéns pela vossa entrega e dedicação. Mas também vos deixo uma mensagem especial; sem a entrega Total que a vossa Escoteira-Chefe tem demonstrado ao longo destes anos, estas actividades seriam bem diferentes...

P.S. - Espero que tenham vindo com muuuuuuuuitos arranhões de recordação!

Anónimo disse...

Estao de parabens.
Sei que correu muito bem ;)
Canhotas
Valverde

Anónimo disse...

Corajosos!
Inteligentes!
Valentes!
Audazes!

Oh meu capitao entao e o H?
H de heterosexuais...

epa... actividade excelente =D parabéns a ambas as tribos 11 e 19

Pugna Tagi!

Anónimo disse...

Achei uma grande iniciativa... foi muito positivo, numa actividade da tex, o Clã Camelot poder PARTICIPAR e USUFRUIR deste tipo de experiencias. Sim, porque o Diogo e o Alex do Clã do Grupo 11 não querem, de maneira nenhuma, engressar no Corpo de Fuzileiros... Eles não precisam de viver estas experiencias.
Sabem, nós no Clã nem gostamos nada de fazer activides!!!
Sim, é dor de cotovelo... e uma EXTREMA falta de respeito.

Muito obrigado á equipa de organização...

Anónimo disse...

Foi bastante engraçado o convivio com a Tex do 19 e até com o Chefe de Clã e os caminheiros ! Só malta fixe pah :D
A minha equipa pode nao ter ficado em 1º, mas encontrou a Rose xD

Uma grande canhota para os chefes de ambas as tribos, em especial à Luisa por estes anos a aturar-me ;)

Tanima juntos até morrer ...

Canhota a todos !

Anónimo disse...

Alexandre,

1. Fico sempre com dores nas costas quando leio textos com tantos erros ortográficos. Confesso que a falta de acentuação nem foi o pior. Quando li "engressar" fiquei bastante perturbado.

2. Parece-me que estás com algum problema pessoal com a Equipa de organização desta actividade, e não me parece que este seja o local mais apropriado para o tornar público (pelo menos da forma pouco assertiva com que o fazes).

3. Se no Clã não fazem actividades, então é culpa minha... e vossa! Nomeadamente tua.
Como sabes, o teu percusro escotista prevê a constante procura do Caminho. Se tens falta de actividades (e como Caminheiro que és), organiza-as.

4. "Sim, é dor de cotovelo... e uma EXTREMA falta de respeito". Aqui, concordo contigo. Em parte. Nota-se bem que ficaste com dor de cotovelo da actividade da Tribo de Exploradores, e efectivamente é uma tremenda falta de respeito... da tua parte, quando apresentas argumentos no Blog de Grupo sem teres contigo o máximo de informação possível(incluindo os da Equipa de organização da actividade, que, como deves entender, não tem que estar diponível para esclarecer as tuas dúvidas à hora, dia e local que tu bem desejas!).

4. A nossa liberdade existe no mesmo universo que a liberdade do próximo. Independentemente de teres ou não razões (que consideres válidas) para teres escrito o teu comentário, senti-me incomodado com ele.
Quando queremos dizer alguma coisa, temos que a dizer. Frontalmente. Sem juízos de valor ou ironias gratuitas.
Ainda por cima quando não falámos com todas as partes.

5. Este é apenas um comentário peesoal. Agradeço-te que, a partir de agora, uses os canais de comunicação normais do Grupo, que estiveram, estão e sempre vão estar disponíveis para falar contigo. E se quiseres falar comigo sobre isto, sabes sempre onde me encontrar (prefiro os "olhos nos olhos", como tão bem sabes).


6. No que diz respeito à Equipa de Chefia, é possivel que nos tenhas que explicar bem a origem da tua indignação e a forma como a apresentaste. Essa será a única forma de agirmos em conformidade.


Abraço

P.S. Parabéns CHIVA:)

Anónimo disse...

Ricardo;

1.Conheço o meu problema com a ortografia desde que aprendi a escrever, obrigado. É pubico. Faço todos os esforços possiveis ao meu alcançe para melhorar. Tanto que pedi que me corrigissem o texto antes de o enviar e, de facto, essa palavra foi uma das palavras "emendadas" (para errado).

2.Muito provalvelmente, não foi a forma mais acertiva de o fazer. Mas penso que este É o local proprio para tornar o problema publico. Assumo no entanto todas as consequencias dos meus actos.

3. Eu NUNCA disse que o Clã do grupo 11 não fazia actividades. Mas sim que gosta de as fazer.

4. Eu pensei muito sobre este assunto. E posso dizer que recolhi todas as informações necessárias e possiveis até á data. Aqui tenho todas as certezas do que digo. E tenho todas as certezas de que não fui precipitado. É dor de cotovelo, claro, pois sei bem aquilo que perdi e que poderia ter um impacto enorme na minha vida.

4 (o segundo 4). Exactamente... Temos de dizer frontalmente o que pensamos. E se o fiz da forma "agressiva" e ironica que o fiz, foi porque queria dar essa acentuação á questão. Mais uma vez, assumo toda a responsabilidade pelos meus actos. Percebo o facto de estares incomodado, e peço-te desculpas por isso. Não era essa a minha intenção.

5. Sim, usarei todos os canais de comunicação que estiverem disponiveis.

6. Irei explicar tudo o que for pedido para ser explicado.

Canhota

P.S. desculpem, mais uma vez, os erros ortograficos, mas desta vez nem tive ninguem que me corrigisse.

P.P.S. falei apenas e exclusivamente em meu nome, Bernardo Alexnadre, que falei, e nenhum dos nomes referidos ou o proprio Clã do Grupo 11 têm qualquer vinculo com o comentário.

G11 disse...

Excelente actividade Tex! Tenho a certeza que aproveitaram ao máximo e que fizeram novas amizades.

Desejo-vos uma boa caça e espero encontrar-vos a todos novamente em Outubro!


Relembro ainda que este é um blog de grupo e que todas questões pessoais devem ser tratadas directamente com quem de direito. Como tal, agradeço que as remetam para outros locais, que não o blog, tal como está a ser feito com o Alexandre.


Uma canhota,


Cenoura

Anónimo disse...

Então, mais ninguém da TEX fala da actividade?

Anónimo disse...

talvez a melhor actividade que ja tive enquanto explorador. as actividades foram excelentes e esteve tudo muito bem organizado. Parabens a todos os chefes que estiveram na sua organizaçao e fizessem com que esta actividade fosse possivel.
agradecer tambem á minha equipa que tudo fez para que conseguir a vitoria, e com muito esforço ganha-mos.

Uma canhota e boas ferias ;)