terça-feira, 6 de março de 2007

Eclipse Lunar - 3 Março



"Imagina: o ano é 2025 e estás na Lua.

"Casa" encontra-se a 100 metros de distância - um posto no limite da Cratera Shackleton. A NASA começou a construí-lo cinco anos antes, e está a crescer rapidamente. És um dos construtores.
Como sempre, nestas regiões polares, o Sol não sobe muito no horizonte. Ajustas o teu visor. Surpreendes-te quão brilhante um Sol baixo pode ser quando não há atmosfera para o atenuar.
E subitamente, as luzes apagam-se.

No céu, um grande disco negro cobre o Sol. Um "anel de fogo" vermelho aparece onde este estava momentos antes, e o seu brilho torna o chão por baixo dos teus pés, vermelho.

Estavas esperando por este momento. É um eclipse.

Os astronautas na Lua irão observar eclipses regularmente uma ou duas vezes por ano: a Terra coloca-se em frente do Sol, tornando o dia lunar numa espécie de noite avermelhada. Será um dos pontos altos de qualquer passeio lunar.
O charme do eclipse vem da Terra. O nosso planeta é grande o suficiente (diâmetro aparente três vezes maior) para cobrir a totalidade do Sol mas, curiosamente, isto não causa escuridão total. Raios de luz são distorcidos nos limites da Terra, filtrando-os pela atmosfera. Da Lua, os limites da Terra brilham de vermelho, tal como se de um pôr-do-Sol se tratasse - um anel de fogo - uma das mais lindas visões do Sistema Solar. "

(...)


Esta é uma visão do eclipse lunar visto da Lua. O eclipse lunar foi possível ser visto de Portugal, na passada noite de Sábado para Domingo, entre as 20h16m e as 2h25m, sendo a totalidade do eclipse entre 21h30m e a 1h12m.


Retirado de: http://www.ualg.pt

Adaptado por


João Arcanjo
Clã 11
06/03/07

6 comentários:

Anónimo disse...

Bonita cor, o vermelho...

Anónimo disse...

É lindo como o vermelho se mostra!

Anónimo disse...

E belo texto...

Anónimo disse...

"é preciso lembrar aos meninos da cidade que por cima do telhado do cinema, há estrelas a brilhar no céu" - Baden-Powell

bom post Joao!

Anónimo disse...

=)

o texto tava muito bom, e a imagem espectacular=P

sim senhor joão=P=P

boa caça*

Anónimo disse...

Basta de dizer que o João agora já é um Caminheiro! É natural que, agora, coloque posts de um grau tão elevado!