quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jota / JOTI 2009 - O depois












































































"A Vila de Sintra acolheu, durante o fim-de-semana, cerca de 700 escoteiros, no âmbito de mais uma edição do JOTA JOTI (Jamboree On The Air-Jamboree On The Internet) 2009, um encontro internacional virtual que ligou, durante 48 horas, milhares de escoteiros e guias em todo o mundo. A iniciativa serviu ainda para assinalar os 75 anos do Grupo 93 Sintra da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), sediado na antiga Cadeia Comarcã, junto à estação da CP.

A estação nacional da AEP, que permitiu a comunicação via rádio e Internet com os mais longíquos pontos do Mundo, esteve instalada na Escola Básica Integrada D. Carlos I, em Sintra. Os contactos foram estabelecidos entre as 00h00 do dia 17 e as 24 horas do dia 18, dando sequência à tradição da iniciativa se realizar anualmente no terceiro fim-de-semana do mês de Outubro.

Por toda a vila de Sintra, tiveram ainda lugar um conjunto de actividades, nas áreas desportivas, culturais, ambientais e cívicas. No espaço exterior da sede do Grupo 93, recentemente alvo de reabilitação por parte dos serviços camarários, decorreram, por exemplo, ‘workshops’ de jardinagem.

Na abertura do encontro, que decorreu no Largo do Palácio da Vila, em Sintra, estiveram presentes vários representantes autárquicos, como o vice-presidente da Câmara de Sintra, Marco Almeida, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel, Eduardo Casinhas, além de Anabela Simões, da Chefia Nacional da AEP. Numa mensagem de abertura, o Escoteiro Chefe Nacional, Nelson Raimundo, destacou o tema do Jamboree: 'Respeitar e Valorizar o Ambiente'. Uma iniciativa que, como sublinhou este responsável do movimento escotista, 'pela convivência que possibilita entre pessoas de cultura e crenças diferentes, é um momento singular de reafirmação destes valores fundamentais do escotismo'."


Sem comentários: