quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Actividade do Grupo 48 (Damaia) na Serra da Estrela




"Como a comunicação social pode deturpar uma ocorrência e gerar um alarmismo infundado.

Face ao ocorrido no fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro e divulgado nos orgãos de comunicação social, o Grupo 48 vem explicar os factos para melhor entendimento do sucedido.

Na programação da actividade, sendo um procedimento normal, a Chefia falou com os encarregados de educação com o objectivo de definir e esclarecer o material que seria imprescindível que os jovens levassem para uma actividade de montanha, e fez uma avaliação prévia das condições de realização da actividade, envolvendo consulta de diversos boletins metereológicos até à véspera da actividade. As previsões indicavam queda de neve para o sábado à noite e domingo de manhã, havendo melhorias ao início da tarde de domingo.

Saímos da sede, em autocarro alugado, no sábado às 06h e chegámos pelas 11h às Penhas Douradas, a partir do qual iniciámos a nossa caminhada em direcção à Nave Mestra, local onde pernoitámos. O tempo estava nublado, com algumas abertas, não havia neve e o vento soprava a 30 km/h.

Pelas 20h, tivemos indicações precisas da metereologia para as 24 horas seguintes, dadas por um dirigente que não estava presente na actividade, as quais indicavam, de facto, agravamento do tempo nessa noite com o vento a soprar a 55km/h, com melhoras a partir da manhã e abertas a partir da 12h de dia 29 incluíndo o abrandamento do vento para 40km/h (manhã) e 35km/h (tarde).

A actividade desenrolou-se normalmente até domingo de manhã.

Quando nos preparamos para iniciar o regresso às Penhas Douradas, pelas 11h, um elemento sentiu-se mal com o frio apresentando inícios de hipotermia. Foram de imediato alertados os meios de socorro, mas devido ao fraco sinal de rede apenas conseguimos transmitir o local onde nos encontrávamos e que tinhamos um elemento com sinais de hipotermia. Dada a dificuldade de novo contacto com o 112, decidimos iniciar a caminhada.

Para manter o elemento o mais confortável possível, colocámo-lo dentro de um saco-cama coberto com uma manta térmica e procedemos ao seu transporte em maca. Iniciámos assim a nossa caminhada de regresso e numa das várias paragens que efectuámos, recebemos um telefonema dos Bombeiros de Manteigas que necessitava da nossa localização exacta. O vento estava a tornar-se cada vez mais forte, com queda de neve em forma de granizo, e devido ao transporte da maca a progressão acabou por ser demasiado lenta.

Nesse momento, um segundo elemento começou a sentir-se mal com o frio e decidimos montar abrigo de emergência naquele mesmo sítio para acomodação de todos os jovens, uma vez que assim era mais fácil a nossa localização para os meios da operação de resgaste nos encontrarem.

Após vários telefonemas com os Comandantes da GNR e dos Bombeiros, no sentido de perceberem a nossa localização exacta e o estado dos jovens, informaram-nos de que estava uma equipa no marco geodésico do Curral do Martins que não nos conseguia localizar devido ao denso nevoeiro, apesar da pouca distância.

Por volta das 14h15, e uma vez que a Protecção Civil não conseguia encontar-nos, 2 dirigentes do nosso Grupo foram ao encontro dos meios de socorro através do trilho assinalado a pouca distância do local onde nos encontrávamos. Pouco tempo depois, os nossos dirigentes trouxeram a equipa de resgaste ao encontro dos restantes elementos. Ou seja, o nosso Grupo nunca esteve perdido, apenas tinha dois elementos que precisavam de assistência.

Assim que a equipa chega, presta socorro aos dois elementos que apresentavam sinais de hipotermia e passados aproximadamente 15 minutos todo o grupo se encontrava a caminhar, com o auxílio de toda a equipa no transporte de algumas mochilas e material do grupo. O percurso de cerca de 01 hora até aos meios de socorro foi feito sem qualquer paragem e todos os elementos o fizeram pelo seu próprio pé, incluindo os que tinham estado em piores condições.

Uma vez chegados às ambulâncias, que nos esperavam no Vale das Éguas, fomos aquecidos com cobertores e transportados para o Quartel de Bombeiros de Manteigas. No quartel fomos encaminhados para uma sala que tinha lareira, bebidas quentes e comida.

É importante clarificar que em momento algum estivemos perdidos ou desorientados. É sim, muito díficil explicar por telefone a localização numa depressão sem pontos de referência específicos no meio de nuvens, nevoeiro e neve.

Queremos também clarificar que nenhum dos nossos elementos foi assistido no Centro de Saúde de Manteigas, ao contrário do que foi noticiado em diversos órgãos de comunicação social.

O contacto com os encarregados de educação dos jovens foi iniciado pelas 17h15, com o principal objectivo de explicar o sucedido, mencionar que todos se encontravam bem de saúde e que a informação que estava a passar na rádio não era totalmente verdadeira.

O Grupo 48 agradece aos meios envolvidos na operação, nomeadamente aos Bombeiros de Manteigas, Seia, Gouveia, Loriga e São Romão, à GNR e à Protecção Civil."


In: http://escoteiros.net/new_site/artigo-actividade-do-grupo-48-damaia-na-serra-da-estrela-321

4 comentários:

diogo puma disse...

fogo ganda cena

o que importa e que estão a salvos

diogo puma disse...

fogo ganda cena

o que importa e que estão a salvos

Piranha disse...

e cheios de alegria para continuar, com mais aventuras :)

Alex, do Limbo disse...

There is no true on the new
and no news on the true...