quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Até sempre Bruno...




Há dias assim... em que um Escoteiro sofre em vez sorrir. Este é um deles.

Hoje a meio da manhã fomos surpreendidos por uma triste e penosa notícia.
O Bruno Carvalho do Grupo 93 de Sintra morreu nos Himalaias...

Não sei quantas vezes já reescrevi este "post"... e nunca me sai bem. Desculpem..

Tal como noticiámos com alegria há umas semanas atrás, o Bruno Carvalho e o Rui Rosado (ambos do 93) integravam a primeira expedição 100% portuguesa aos Himalaias.

Era o seu objectivo (que conseguiram) alcançar "um 8.000", ou seja uma montanha das mais altas do mundo. O líder da expedição era o João Garcia (que dispensa apresentações) e esta era (e foi) a concretização do sonho de uma vida para este Escoteiro.




Conquistou o Shisha Pangma, realizou o sonho... e na descida foi vítima de um terrível e imprevisível acidente que nos privou a todos da sua companhia.

O Bruno era assim uma pessoa.. fixe. É difícil explicar isto de outra forma, há muitas pessoas, muitos feitios e depois há pessoas que são "fixes". O Bruno era uma pessoa "fixe" e este é o melhor elogio que me ocorre agora.

Para os Escoteiros mais novos do 11 o Bruno era um desconhecido, para os mais "antigos" (como eu) era alguém com quem me cruzei nos já longínquos anos de Caminheiro. Numa altura em que o 11 e o 93 tinham muita rivalidade, o Bruno era daquelas pessoas a quem tudo isso sempre, mas sempre, passou ao lado. Sempre a sorrir, sempre a dizer uma piada...

Hoje o seu antigo companheiro de Grupo (e amigo e irmão Escoteiro claro) Pedro Bingre dizia-me com a voz de quem perdeu uma parte de si "não me lembro de ter ouvido em 20 anos o Bruno falar mal de ninguém uma única vez".

Que dia triste este...

Que dia triste porque o Escotismo perdeu um grande Escoteiro e tantos e tantos amigos que ele tinha perderam o seu sorriso e a sua boa disposição contagiante.

Lembro-me de como ainda há pouco tempo conversava com o Manuel Mealha (também seu companheiro de grupo, seu antigo elemento e seu amigo) sobre como era giro fazermos uns serões de "tertúlia para Escoteiros" e convidar o Bruno para falar das suas aventuras na montanha...

Lembro-me de quando trabalhou na "Expedição" (loja de aventura) contar que tentava aconselhar as "mães" quando elas apareciam a dizer "ah o meu filho entrou para os Escoteiros..."

Lembro-me quando voltou do Nepal (mais ou menos com esta mesma equipa) ter ido à sede do 93 assistir a uma apresentação de slides sobre a sua viagem, sempre cheios de piadas e de pequenas histórias em cada foto...

Todos temos sempre umas referências... a até um "velho Lobo" prestes a virar os "31" tem memória de Escoteiros que sempre admirou. O Bruno Carvalho era um deles... desde o meus tempos de Caminheiro que me lembro de o olhar com admiração... era um daqueles super-Escoteiros que achamos invencíveis...

Foi um grande Escoteiro e um grande Dirigente dos Escoteiros de Portugal.

Vivam cada momento, saboreiem cada refeição e cada sorriso da vossa patrulha. Apreciem cada segundo que passam com os vossos amigos e acima de tudo lutem pelos vossos sonhos... eles são possíveis.

O Bruno Carvalho sonhava ser um homem da alta montanha.. e conseguiu... começou o seu caminho ali, na Sede do 93, comos tantos Escoteiros pelo mundo fora fazem... e chegou aos picos mais altos do mundo!!

O Bruno foi um grande Escoteiro, uma grande Cidadão, um grande Amigo... e um grande tudo que outros saberão explicar melhor do que eu (nem me atreveria)...



O Grupo 11 presta a sua homenagem sentida ao Bruno, presta os mais sentidos e fraternos sentimentos aos muitos amigos, a toda a família...

Hoje o Escotismo e o mundo ficaram mais pobres... perderam um Escoteiro muito fixe...

Até sempre Bruno, uma forte canhota de todos nós os do lenço Castanho...

João Peral
g11

12 comentários:

Anónimo disse...

Por não conseguir dizer melhor... aqui fica um abraço de saudade...

Anónimo disse...

Não o conheci. Mas pela imagem que deixas-te dele, penso que toda a gente gostaria de o ter conhecido.
Que ele descançe em paz.

Boa caça

Anónimo disse...

Neste momentos é sempre dificil dizer algo.
Bruno era um grande amigo.

Pi

Anónimo disse...

Uma forte canhota de saudade.

Anónimo disse...

PARA MEU QUERIDO IRMÃO BRUNO CARVALHO

Para além de ti tudo continua no seu lugar
Mas qualquer coisa te fez ficar a guardar montanhas
Na solidão do vento, que ouves soprar, cada vez mais brando,
Tudo está branco e branco permanece com a tua presença.
Eu, que habito hoje o país da sombras,
Por ti e contigo partilho o ar rarefeito no peito
E o frio que te guarda o sono e te aprisiona.
Tudo continua no seu lugar, mas persiste o absurdo da tua ausência.

João Frazão Couvaneiro

Anónimo disse...

n o conheci mas e sempre triste ver uma pessoa partir e ainda por cima escoteiro

que tenha um eterno descanço...

Anónimo disse...

Foi com muito entusiasmo que noticiámos no nosso Site no dia 14 de Outubro sobre a fantástica expedição 100% Portuguesa ao Shisha Pangma.

Infelizmente, 15 dias volvidos e para grande tristeza de todos nós, foi noticiado que o nosso companheiro Bruno Carvalho Alpinista e Escoteiro do Grupo 93 de Sintra, faleceu após a conquista dos 8013 metros do Shisha Pangma. Sisha Pangma, que em português significa: “Trono dos Deuses”.
A AEP e o Grupo 93 de Sintra ficaram mais pobres, mas BP ganhou um “Senhor da Coragem” a seu lado!
A fatalidade ocorreu na Terça-feira dia 31 de Outubro à tarde, na descida já próximo do Campo Base 2, quando o Bruno deu uma queda, que ocorreu por razões desconhecidas. O corpo foi encontrado pelos companheiros de escalada.

A Chefia e os Escoteiros do Grupo 78 prestam uma singela homenagem a Bruno Carvalho, no próximo dia 4 de Novembro de 2006 ás 15.00 horas, com a colocação da nossa bandeira a meia-haste.

Desta forma, enviamos votos de sentidas Condolências à família e amigos do Grupo 93 de Sintra neste momento de profunda consternação.
Bruno Carvalho, continua a não desistir e Boa Caça no teu Eterno Acampamento!
A Chefia do Grupo 78 de Benfica

Anónimo disse...

Não sei o que dizer a não ser que foi um grande choque. Partilho muitos dos comentários e apesar não ser um amigo muito intimo do Bruno não posso deixar de lembrar os bons tempos passados com ele a preparar o Jamboree Mundial da Holanda em 95 - quem não se lembra desta actividade em que o 93 participou em peso e ao qual o Bruno como em muitas outras actividades deu o seu contributo sempre válido, sempre bem disposto, sempre responsável... Fica na minha memória guardada estes momentos deste amigo que me marcou a mim e a todos quantos tiveram a sorte de o conhecer.

Rodrigo Bobone

Anónimo disse...

Bruno,Infelizmente não tive o prazer de te conhecer pessoalmente, mas não tenho dúvida alguma que fostes um Grande Homem, um excelente Filho, Amigo e sem sombra de dúvidas um grande Escoteiro.

Quando tive conhecimento desta grande perda para todos nós, um preço muito alto para a tua conquista no Cume do Shisha Pangma a 31 de Outubro e após ter ouvido as palavras de teu pai que se orgulha de ter tido como o seu melhor amigo, seu "compicha" sempre a brincar e sempre bem disposto vivendo na sua plenitude o espirito de um Grande Escoteiro, só me apraz dedicar-te um parágrafo da Última Mensagem do nosso Fundador Lord Baden Powell de Gilwell...

"Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens".

Boa Caça Bruno

Para a Familia e Amigos deixo o meu sentimento de pesar e as condolências neste momento de profunda tristeza.

Rute Figuinha

Anónimo disse...

Eu também não conhecia o Bruno... Mas todas as descrições que já ouvi dele, mostram que ele era fenomenal... A forma como ele perseguiu os seus sonhos... Calculo que quando ele partiu à conquista do Shisha Pangma, partiu também à conquista de um sonho... E ele conseguiu alcançar esse sonho!! Ele faleceu em busca de um sonho... Por isso tomem o exemplo do Bruno e partam à conquista dos vossos sonhos, embora eles vos pareçam inalcançáveis...

À família do Bruno, os meus sentimentos... E que ele, onde quer que esteja, continue a perseguir os seus sonhos até os agarrar...

Anónimo disse...

Tivéssemos nós a capacidade para apagar o sofrimento e o mundo seria um sítio definitivamente mais belo de se viver. Bruno um até Sempre...

Natacha Castro

Anónimo disse...

nao sou verdaderamente infeliz mas para prestar esta homenagem eu estou chocada.
um abraço